O que faz um produtor?



Se, conforme dissemos aqui, o diretor pode estar presente em todas as etapas de um filme, o produtor, então, é um ser onipresente. O produtor é quase uma divindade, o produtor é digno de meme - PODE ISSO, PRODUÇÃO? Faça um filme sem atores, mas não espere vê-lo finalizado dentro do orçamento sem alguém que tenha dom para a produção na sua equipe.

 Um produtor é, antes de tudo, muito organizado. Caso contrário, imagine coordenar tantas funções sem que todo o processo torne-se um caos: Desenvolver um roteiro, contratar a equipe, angariar fundos, lidar com o orçamento e com horários, garantir a distribuição do filme e promovê-lo. Adicione-se a isso o superpoder de ser invisível (não é a toa que a imagem ilustrativa deste post é de um produtor de alfaces, e não cinematográfico).

Além disto, existem vários cargos de produtor, e cada um se responsabiliza por diferentes aspectos do processo. O produtor chefe, por exemplo, digamos que ele seja "the boss". Como o próprio nome sugere, é ele quem dá a palavra final nas decisões e assuntos financeiros e legais. O executivo é responsável pelas preocupações financeiras (dá-lhe calculadora!), além de assegurar o roteiro; seu trabalho é auxiliado muitas vezes pelo produtor associado, uma espécie de anjo muito bom. Já o produtor de linha é aquele que cuida dos problemas que surgem durante a filmagem propriamente dita (e acredite, os problemas sempre surgem!). Para lhe ajudar com todos os pepinos, o co-produtor entra em ação, estando ele envolvido também com a produção criativa do filme.

Acompanhe o blog de A CASA CONECTADA para mais textos como esse!

0 comentários:

Postar um comentário

Veja Mais

Apoio:



Nossos Trailers: