Como é gasto o dinheiro de um filme?

Você já leu aqui sobre a nossa equipe e sobre como é feita uma campanha de crowdfunding. Hoje, faltando quatro semanas para o encerramento do nosso prazo de arrecadação, vamos contar um pouquinho de como funcionam os investimentos e as despesas no nosso projeto. Existem diversos formatos de investimento, fomento e patrocínio de um filme, e cada roteiro exige uma distribuição de despesas específica àquela obra.

Em A CASA CONECTADA, o orçamento do filme está distribuído assim:


Como vocês podem ver, neste filme não temos despesas com pagamento de equipe: todos estão trabalhando por amor ao projeto e irão receber, em troca, um percentual de tudo o que vier a ser arrecadado pelo filme (como prêmios em festivais e vendas para canais de TV, por exemplo). É bastante comum em um projeto cinematográfico que a maior fatia das despesas seja direcionada a cenografia, e nosso caso não é diferente. As despesas de pré-produção incluem, principalmente, nossos gastos com pesquisas e reuniões. Despesas administrativas são, em sua maioria, taxas e impostos, e os gastos com pós produção incluem toda a finalização do filme, como equipamentos e estúdios de finalização e mixagem e até mesmo a masterização e produção das primeiras cópias.

Muitas das despesas acima estão sendo cobertas por apoios ou por investimento próprio da 3lhamas Produções, de modo que a distribuição da verba que pretendemos arrecadar com a campanha no BENFEITORIA é um pouco diferente:


Como falamos na videoapresentação da campanha, seu objetivo principal é arrecadar uma verba para complementar o que temos disponível para investir na cenografia, de modo que mais da metade do valor será destinado a esse departamento. Algumas outras áreas da produção irão receber um pedacinho desse dinheiro, com destaque para as recompensas que nossos colaboradores recebem como agradecimento pela confiança depositada no projeto. Não pretendemos gastar nenhuma parcela do valor arrecadado* com despesas administrativas, equipamentos ou pós produção. Todos os colaboradores da campanha terão acesso total ao balanço e à prestação de contas do filme.

Durante o texto nós mencionamos investimentos próprios e apoios ao projeto. Além do CTAv/SAv/MinC, estamos negociando várias outras parcerias para viabilizar o filme. Nossa distribuição de investimentos deverá ficar mais ou menos assim:


Não deixe de visitar a página do nosso projeto no BENFEITORIA para se tornar também um colaborador!


*O planejamento de distribuição do valor arrecadado com a campanha de crowdfunding se refere à meta inicial, de R$ 6.000,00. Caso nosso projeto consiga ultrapassar este valor, um novo planejamento será divulgado de acordo com o montante arrecadado.

0 comentários:

Postar um comentário

Veja Mais

Apoio:



Nossos Trailers: